Pesquisar este blog

domingo, 11 de dezembro de 2011

PRINCIPAIS CONCEITOS TRABALHADOS NO MÓDULO 3 - POLÍTICAS PÚBLICAS E RAÇA

·     Etnocentrismo – tendência do pensamento que julga as classes, princípios e padrões sociais pertencentes de sua cultura ou sociedade como padrão sobreposto a todas as outras. Discriminando o outro, julgando-se melhor, é a dificuldade de pensar a diferença.

·      Racialismo – é uma palavra nova que denomina a “teoria científica das raças humanas”. Tem por objetivo corroborar que a raça humana está subdividida em várias raças ou em raças inferiores.
  
·      Xenofobia - nomenclatura utilizada para se referir à aversão, repulsa, medo irracional ou profunda antipatia a pessoas ou coisas que são estrangeiras (os). Ela pode ser vista como preconceito contra raças, nacionalidades, religiões, etc.

·      Antissemita – é aquele que tem preconceito ou hostilidade contra o povo judeu, abalizado no ódio pelo histórico étnico, cultural ou religioso deste povo.

·      Casta deicida – era a forma como o povo judeu era conhecido pelos católicos medievais. Casta significa raça, classe, linhagem. E deicida significa que ou quem mata um Deus. (Definições – Novo Dicionário Aurélio).

·      Monogenismo – é uma teoria que defende que todas as raças/etnias humanas são provenientes de um tipo único, descendentes de um ancestral comum.

·      Poligenistas – é contrária a teoria do monogenismo, o poligenista defende a teoria de que a humanidade não tem uma origem comum, isto é, os vários grupos humanos pré-históricos, assim como as raças humanas atuais descendem de distintas espécies.  

·      Mestiços/as – nomenclatura utilizada para designar indivíduos cujos os pais ou ascendentes são de etnias diferentes.

·      Socialismo – Doutrina que propaga a primazia dos interesses da sociedade sobre os dos indivíduos, e defende a mudança da livre iniciativa pela ação coordenada da coletividade na produção de bens e na repartição da renda.

·      Oligarquia – É uma forma de governo onde o poder político fica concentrado em um pequeno grupo de pessoas, podendo ser uma família, um partido ou uma classe social/grupo econômico, e estas governam em seu próprio benefício.

·      Epifenômeno – Termo usado para se referir à condição ou algo que está acima do fenômeno, ou seja, que deriva de algo primário. Um fenômeno que é subproduto de outro.

·      Ethos – Significa o modo de ser, o caráter distinguindo um ser do outro. São hábitos, características culturais e sociais de um povo. 

·      Democracia racial – Nomenclatura utilizada para descrever as relações raciais no Brasil. O termo significa a crença onde o Brasil teria “escapado” do racismo e da discriminação racial, presentes em outros países, principalmente nos EUA. Essa era a visão que o Brasil comercializa para o exterior, como se ele fosse um país democrático, no que diz respeito à questão racial.     

·      Racialmente Endogâmicos – Casamento entre indivíduos do mesmo grupo, podendo este ser definido tendo por base a classe, a etnia, parentesco, etc.

·      Estratificação Social – Consiste na composição hierárquica entre as pessoas em divisões de poder e riqueza em uma sociedade, ou seja, é a separação de indivíduos em grupos de acordo com características semelhantes, exemplo: mulheres, homens, negros, brancos, judeus, católicos, etc. Expressando assim a desigualdade.

·      Mobilidade Ascendente – Refere-se à transição de indivíduos ou grupos de uma classe social para outra, mais especificamente quando um indivíduo passa de uma classe social baixa para uma classe social mais alta, tendo assim uma elevação/ascensão na escala social.

·      Autonomização – Faculdade de se governar por si próprio, de se reger por suas próprias leis, independentemente.

·      Autonomização de Status – está relacionado à fase de ciclo de vida a qual o jovem inicia o processo de conquistas de status social próprio, abrangendo principalmente duas dimensões: ingresso ao mercado de trabalho e constituição de sua própria família, incluindo-se aqui os diferentes arranjos na formação de uma família. 

·      Realização de Status – Refere-se à circunstância em que o indivíduo adquiri seu próprio status, sendo este definido de acordo com sua posição sócio-ocupacional e da sua nova distribuição de renda pessoal.

·      Elites Negras – Nomenclatura que consta com freqüência nos ciclos de estudos das relações raciais, promovido pela UNESCO, na palavra de intelectuais como Bastides e Fernandes, dentre outros.

·      Black Power – É um movimento entre pessoas negras por todo o mundo, mas especificamente nos Estados Unidos. Preeminente no início de 1960 e fim de 1970, este movimento dava ênfase ao orgulho a raça negra, e estimulou a formação de instituições culturais e políticos negros, objetivando desenvolver e fomentar interesses coletivos, e assegurar autonomia aos negros.

·      Fala Preta – É uma organização formada por mulheres negras, e tem por missão fomentar o desenvolvimento sustentável procurando acabar com todas as formas de discriminação étnico-racial e de gênero, tendo por base os princípios éticos d igualdade, justiça e equidade, na fomentação da qualidade de vida e respeito aos direitos humanos de reprodução.

·      Neomalthusianos – Teoria Populacional Neomalthusiana é a atualização da Teoria Populacional Malthusiana, criada pelo demógrafo Thomas Malthus. Para os neomalthusianos a superpopulação do país era a razão da pobreza desse país. Para eles uma população grande seria um empecilho para o desenvolvimento, levando a exaurir os recursos naturais.

·      Ancestral – Referente a antecessores, antepassado; é um indivíduo do qual descende outro(s) indivíduo(s). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário