Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de abril de 2012

PROJETO SOCIAL: AÇÃO PELA VIDA

CRE & SER - Escrevendo um Futuro MELHOR!

Projeto criado em 10 de abril de 2009
Prof. Salatiel Elias de Oliveira
Bom Jesus do Norte - ES

Este projeto nasce da necessidade de atender de forma rápida grupos de pessoas que estão à margem da sociedade. E muitos deles não perceberam a força de sua participação como membro de uma Sociedade Ativa que deveria ser igualitária.
O projeto tem a finalidade de integrar pessoas com o meio social de nossa região. Visando atender as seguintes áreas: educação, saúde, psicologia/psicanálise, psicomotricidade, psicopedagogia, alimentação, estética, habitação e formação pessoal. Esta na Orientação do Prof. Salatiel Elias de Oliveira. Todos os voluntários envolvidos são certificados conforme a carga horária doada.

Projeto Social com atendimento nas seguintes grupos: educação, saúde, psicomotricidade, psicopedagogia, alimentação e estética.

Projeto realizado a Rua: Carlos Thiebaut – nº 116 – Bairro: São João – CEP 29.460-00 Bom Jesus do Norte – ES. Em uma área onde contém uma sala de aula com capacidade de carteiras de 35 e com um pequeno espaço para acomodação. Banheiro com chuveiro e lavatório. No espaço interno da sala tem extintor de incêndio, quadro em lousa, duas portas, uma janela e duas básculas, Do lado de fora em um tanque e um portão que dá acesso ao terreno ou a área livre. Nesta área livre tem... uma mangueira, pé de acerola, pé de pinha, coqueiro, palmeira e um pé de abacate. Além do pé de goiaba. Uma área pequena, mas bem tratada e com a atenção devida para receber os participantes das ações. Ações estas que são simples. Mas em seu conteúdo vai uma carga de amor e responsabilidade da parte dos envolvidos.
No dia 08 de agosto de 2009, na véspera do dia dos pais, a AÇÃO PELA VIDA foi realizada na rua. Foram realizados 2.884 atendimentos. Totalizando 875 pessoas. Mais a distribuição de alimentos: 3 mil cachorros quentes, 3000 pipocas, 3000 algodão doce, 200 litros de refrigerantes e 300 litros de água mineral. Envolvidos nesta ação estiveram 150 pessoas que trabalharam na condição de voluntários. Entre eles estiveram profissionais de diversas áreas. Saúde: psicologia, fonoaudiologia, odontologia, nutrição, psicomotricidade e enfermagem. Educação: pedagogia, biblioteconomia, psicopedagogia, recreação. Estética: cabeleireiro, manicure e esteticista. Participações especiais do Clube de Líderes com treinamento de primeiros socorros; alunos do Curso de Graduação do ISE-FAETEC-BJI-RJ em Pedagogia orientando a exibição de filmes, pintura facial e leitura. No dia do Lançamento do projeto, foram distribuídos 375 kits de escova e creme dental e aplicação de flúor. 
No período de 2009 e 2010, foram realizadas 7 (sete) reformas de casas e construção de pequenas cercas. Neste período foram distribuídos 800 kits contendo: escova e creme dental. Distribuição de roupas e doações de alimentos. Além de muitas palestras que realizamos sem custo aos organizadores. Palestras Motivacionais, Palestras em Reuniões de Pais, Associações, Igrejas, Eventos Sociais e Realizações de Cerimoniais em Desfiles, Formaturas, Casamentos e Reuniões Diversas.
No ano de 2011, os atendimentos foram direcionados a ações especificas. Com Crianças de 3 a 16 anos. As pretensões das ações eram para atender a 15 crianças aos sábados e sempre nos seguintes horários: 8hs às 11hs e das 13hs as 17hs. Mas o surpreendente aconteceu. Este planejamento funcionou em um final de semana. No final de semana seguinte, as crianças chegaram às 6h e 30 min. E por motivo de solicitação de algumas delas, o almoço foi preparado e iniciamos uma ação que durou todo o ano de 2011. Com atendimentos sempre aos sábados e atendimentos individuais na psicopedagogia Clínica e Psicanálise Clínica durante a semana.

Aos sábados a rotina de trabalho era a seguinte:
HORÁRIOS
ESPECIFICAÇÕES
6 hs e 30min
Café da manhã
7 hs
Hino Nacional e Caminhada até a Praça do Bairro São João e Praça do Centro
9 hs
Lanche
9h e 30min
Atividades – PROJETO INTERNO
11 hs e 30min
Almoço
13 hs
Atividades – PROJETO INTERNO
15 hs
Café da Tarde
15 hs e 30 min
Reunião Geral – PROJETO INTERNO
17 hs
Saída
18 hs
Sopão

 PROJETOS INTERNOS: Língua Portuguesa, Brinquedoteca, Música, Dança, Datas Comemorativa e Orientações-Cartilha.

Para desenvolver estas atividades, a participação de voluntários foi indispensável. Muitas pessoas em rotatividade participaram das ações da CRE & SER – AÇÃO PELA VIDA.
Todos os momentos foram importantes. Mas às 15 horas, quando reuníamos todos os 54 em um mesmo espaço, e os assuntos eram tratados e as normas lidas. Todos podiam participar. Desde que obedecesse aos critérios combinados.
Foi montada uma cartilha e distribuída entre eles. Com algumas dicas para o bem estar da família e da Saúde. Além das abordagens realizadas sobre os diversos assuntos nos grupos maiores, grupos pequenos por idade e individual os questionamentos sobre: sexo, amor, família, droga, prostituição, violência domestica, estupro, assedio, religião, fé, possibilidades e muito outros eram sempre debatidos entre eles.
O projeto no ano de 2011 funcionou muito bem. Mas por motivo de logística/custo ficou muito elevado. Foi programado para com a intenção de manter neste sentido 15 crianças. Terminei o ano com 54 crianças e adolescentes. Tenho uma lista de espera de 125 crianças.
A seleção das primeiras crianças funcionou conforme foi aparecendo à primeira demanda. Para a permanência no projeto teria que ficar durante todo o dia no ambiente participando das atividades. Caso não aceitasse as regras, eram convidadas a se retirarem com a notificação devido o mau comportamento e a não aceitação de regras ou a impossibilidade de permanecer em ambientes com muitas pessoas. Outra forma de não ficar no projeto, era a agressão física de qualquer natureza e ou assédio.
Os pais entenderam o projeto e permitiram que as crianças permanecessem um dia inteiro em nossa companhia. Realizamos aniversários, viagens, festas, brincadeiras e muita diversão. O que importa de tudo isto, é o crescimento de nossas crianças. Tratamos de assuntos familiares e de interesses da comunidade, sempre de forma ética. Pois, cada criança e adolescente tem uma família e um cultura diferenciada.                       Na verdade, o que queremos é ver uma sociedade forte e igualitária. Onde as pessoas possam viver dignamente.

Sozinho somos UM. Juntos somos FORTES e Unidos INVENCÍVEIS

PROJETO AÇÃO PELA VIDA... Uma oportunidade para a Vida!

Prof. Salatiel Elias de Oliveira
Pedagogo – Especialista – Mestre – Reg. MEC nº 9700690
Psicanalista Clínico – Reg. ABPC-ES nº 23.234
Psicopedagogo Institucional e Clínico - UCB -nº 5133
Inscrição Municipal – BJN-ES: 20.827

Conhecendo o Idealizador do Projeto Cre & Ser

Salatiel Elias de Oliveira

Nasceu em Bom Jesus do Itabapoana – RJ, divisa com Bom Jesus do Norte – ES, às 3 horas e 15 minutos do dia 21 de setembro de 1972. Nono Filho de uma família comum, mas com uma enorme vontade de VENCER.
Autodidata em trabalhos manuais e em especial na arte de entalhar madeiras. Curiosidade, uma de suas grandes obras foi à produção de uma guitarra de 72 centímetros em 10 de fevereiro de 1988 com 16 anos. Artesão registrado no Estado do Espírito Santo. É colecionador de selos, e admirador das moedas e cédulas de dinheiro antigo.
Filho da Escola Pública e com uma caminhada nas áreas da Saúde, Educação e Gestão. Escritor, Conferencista, Articulista e Mestre de Cerimonial.
Graduado em Pedagogia, com Habilitação em Orientação Educacional – 1995-FAFILE-Carangola-MG, Curso de Qualificação Profissional: Técnico em Contabilidade – 1991 - Auxiliar  de  Enfermagem - Escola de Formação Técnica em Saúde. Centro de Execução Programática centralizada do Município de Bom Jesus do Itabapoana – RJ.  1.325 horas - 1996. Pós-Graduado em Psicopedagogia Institucional e Clínico-2000-UNIGRANRIO-RJ/FAFIA-ES. Estudos Teológicos pelo IBAD-SP e CETEMO-RJ 1993 a 1996, Mestrado em Filosofia na UFRJ-2005, Mestrado em Psicanálise ABPC Vitória-ES-2007, Pós-Graduado (Lato Sensu) – Psicanálise e Práticas Educacionais – UNIG-RJ e Formação - Psicanálise Clínica - ABPC-IEC-ES-2010. Associação Brasileira de Psicanálise Clínica-2010.

Obras Literárias:
  • O QUE OS HOMENS SABEM SOBRE AS MULHERES. História - publicado em 2006.
  • GIDEÃO & GEDIÂO – Biografia – publicado em 2007
  • EDUCAÇÃO, MOTIVAÇÃO E VIDA – Artigos- aguardando publicação.
  • ALFABETO POETICO – Poemas- aguardando publicação.
  • REFLEXÕES TEOLÓGICAS – Organizador – Fase de Conclusão.

Cursos Montados:
  • Cuidador de Adulto e Idoso;
  • LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais;
  • Agentes Comunitários de Saúde;
  • Educação Especial;
  • EBD e Integralização de Créditos em Teologia.
  •  
Projetos Elaborados:
  • Criador da CRE & SER Eventos. Cursos, Palestras, Treinamentos, Reabilitação e Serviços em 21 de fevereiro de 2005.
  • Criador do Projeto Social: AÇÃO PELA VIDA em 10 de abril de 2009.

      Dentro desta apresentação que vai além de uma simples referência, e dentro de um Projeto que tem marcado muitas pessoas, já sou PhD em determinação (vou atrás dos meus sonhos); Doutor em Oratória (bom falador); Mestre em simplicidade (artista do povo); Especializado em encantar PESSOAS (apaixonado pela vida); Com Graduação em Relações Humanas... Porém, apresento-me como voluntário na procura do saber desconhecido. Na tentativa da descoberta, iremos revelando os segredos da vida: Viver para o PRÓXIMO. E no imaginário social descobrir a importância do outro sem perder a força da autonomia individual e da dignidade humana. Este sou “Eu”.

Prof. Salatiel Elias de Oliveira
Pedagogo – Especialista – Mestre – Reg. MEC nº 9700690
Psicanalista Clínico – Reg. ABPC-ES nº 23.234
Psicopedagogo Institucional e Clínico - UCB -nº 5133
Inscrição Municipal – BJN-ES: 20.827